As crises frequentemente fazem parte do cenário global e só temos duas certezas: elas irão acontecer e, certamente, irão passar!
Seja qual for o motivo desencadeante da crise, a primeira atitude acertada que um líder pode ter é manter a calma. Para gerenciar uma crise de forma eficaz o líder não pode se submeter ao pânico e às pressões externas.
Pode parecer irreal, mas acredite, traçar uma estratégia em condições desfavoráveis de temperatura e pressão impedem o mapeamento correto dos impactos (iniciais e futuros), fragilizando ainda mais as estratégias e as medidas que serão adotadas.
Ter calma e clareza para enxergar os problemas e, principalmente, as oportunidades que surgem em situações críticas pode trazer bons resultados.
É muito importante que o líder consiga trazer para a sua equipe as informações sobre os impactos da crise na organização e engajar o seu time para que, juntos, possam mapear as possíveis soluções.
Toda crise traz a oportunidade de fortalecimento e aprendizagem e, apesar das notícias ruins, podemos sim buscar pensamentos disruptivos.
Se projetos precisam ser interrompidos, ou vendas precisam ser paralisadas, é possível aproveitar o tempo para focar em soluções, alternativas e novas frentes de negócio diante de um desafio tão grande.
Podemos, ainda, aproveitar a paralisia das operações para fazer o aprimoramento profissional da equipe e alinhamento das ações de retomada.
Esse pode ser um momento rico que vai ajudar o time a sair da crise mais preparado e unido. Pois, no fim, as crises sempre passam.
Líder, você já parou para pensar no que pode ser feito nesse momento?
Para apoiar profissionais que exercem posições de liderança, nesse cenário de desafio e incertezas, criamos no LinkedIn um grupo interativo: o Liderança em tempos de crise. Acreditamos que um líder preparado, que sabe lidar consigo mesmo e com sua equipe, pode fazer toda diferença nesse momento!
Nesse grupo publicaremos conteúdos sobre como liderar em tempos de crise, Inteligência emocional, gestão do tempo, autoconhecimento, autocuidado, motivação, engajamento, entre outros, além de promover debates, enquetes e demais formas de interação.
Líder, você é nosso convidado! Participe conosco e contribuía compartilhando sua experiência, dificuldades e sugerindo temas para trabalharmos. Clique para acessar.