Vislumbre EdTech - Logo Branco

Por que a jornada do candidato é importante para as organizações?

Quando falamos de recrutamento e seleção, estamos falando, também, em employer branding (marca empregadora), fator que tem um grande impacto na retenção de talentos e na conquista de mais clientes fãs para a marca. Como? Através da jornada do candidato, experiência que, se bem conduzida, faz toda a diferença na imagem que o candidato terá da organização que promoveu o processo seletivo.

Mas o que é jornada do candidato?

Assim como existe a jornada do cliente, que acompanha toda a interação do consumidor com a marca, também existe a jornada do candidato. Nela, o processo é pensado para oferecer a melhor experiência ao participante e, para isso, é dividido em etapas: Descoberta, Interesse, Candidatura, Seleção e Contratação.

Qual a importância da jornada do candidato?

Em um mundo onde a busca pela qualidade de vida é primordial e os meios digitais conectam facilmente pessoas de vários lugares, não é à toa que cada experiência seja extremamente importante para o indivíduo. Então, podemos afirmar que isso também vale em um processo seletivo.

A jornada do candidato pode ser a responsável pela contratação e retenção de um ótimo talento, que se reconhecerá na cultura e objetivos da companhia, além de um fã da marca.

O oposto também é verídico. Dependendo da experiência do candidato na seleção, o colaborador desistirá do processo ou não ficará muito tempo na organização. Além disso, ele pode se tornar um inimigo da marca, podendo disseminar uma imagem ruim da companhia.

Quais erros as empresas devem evitar na jornada do candidato?

Alguns erros comuns podem ser evitados nos processos de recrutamento e seleção:

  • Empresa e atribuições da vaga não claras: para encontrar os melhores talentos, é preciso que as pessoas se encantem pela empresa e pelo que irão fazer. Escreva sobre a organização, o valor, missão e objetivo. O texto não precisa ser extenso e cansativo. Além disso, especifique todos os detalhes da vaga, para que pessoas com aquele perfil sejam mais fáceis de encontrar;
  • Facilite na candidatura: nada de muitas páginas para preencher. A impressão que pode ficar é de que a empresa é cheia de burocracias, desmotivando possíveis talentos;
  • Seleção: foque em conhecer o seu candidato de maneira natural. Por exemplo, ao invés de focar no que o candidato pensa, procure saber quais foram as atitudes dele de acordo com a experiência vivida em determinadas situações. Ou seja, ao invés de perguntar “o que você faria em X situação”, pergunte “o que você fez quando você passou por esse tipo de situação”, “como você resolveu esse tipo de problema”. Dê feedbacks sempre e, durante o processo seletivo, comunique o status e atualizações sobre a posição trabalhada. Atualmente já existem softwares que automatizam todo esse processo!
  • Contratação: simplifique! Se possível, diminua o tempo de resposta. Para isso, invista em uma integração para que a pessoa se sinta o quanto antes pertencente à nova empresa. Encante o candidato para que seu início na organização seja apenas o começo de uma bela história construída com a colaboração de todos.

Vale lembrar que o respeito e a cordialidade durante todo o processo de recrutamento e seleção, bem como o cuidado e carinho com cada candidato, fazem diferença para que o profissional tenha uma experiência incrível.

Quer mais dicas de como fazer um bom recrutamento e seleção? Então, fale conosco!

Descomplique e evolua sua Universidade Corporativa!

Entre em contato conosco agora mesmo!

A Vislumbre é uma consultoria inovadora em atração, formação e desenvolvimento de líderes.

Atendemos com excelência, gentileza, prontidão e metodologia exclusiva. A isso damos o nome de descomplicado.

Contato

Informativo

Inscreva-se em nossa lista VIP e receba nossos boletins informativos, com as últimas novidades sobre recursos humanos e liderança.

Desenvolvido por Digitalis Marketing. 2023

Entre em contato agora!

Solicitação enviada!
Em breve entraremos em contato.