Até 2024, a demanda por profissionais de tecnologia no Brasil será muito maior do que o número de pessoas formadas na área. A desproporção assusta: 70 mil profissionais demandados por ano x 46 mil pessoas com perfil tecnológico formadas por ano.
Essa informação está disponível no relatório da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais) que, muito mais do que apresentar essa projeção que espanta, faz um alerta: essa é uma grande oportunidade para formar novos profissionais!
Mas você, gestora de RH, se pergunta: “como fazer para ter os MELHORES Devs no time? Como atrair e reter esses profissionais tão disputados? Meu time precisa fazer dancinhas no TikTok para anunciar as vagas?”
A resposta para essas e outras dúvidas estão ao longo do artigo! Vem com a gente que nós vamos te ajudar!
Cenário do mercado de TI no Brasil e desafios na contratação de profissionais de tecnologia
A procura por profissionais de tecnologia no país já estava em sentido crescente há muitos anos – desde 2014. Com a pandemia, esse mercado só aqueceu. Desde 2019, antes da chegada do Coronavírus, o mercado de TI respondeu por quase R$ 400 bilhões do PIB brasileiro e, em 2020, passou dos R$ 500 bilhões (TecFórum 2021).
O aumento exponencial se deve ao fato de que toda empresa, de qualquer porte ou segmento, precisa de uma estrutura mínima de tecnologia para existir. E, quanto maior a empresa, mais robusta tem de ser essa infraestrutura, de recursos físicos e humanos.
Com o acesso cada vez mais facilitado aos recursos tecnológicos e à Internet, a demanda cascateia, portanto, são necessários mais profissionais de TI, e que sejam cada vez mais especializados em cada etapa dos processos.
Aliás, vêm daí os inúmeros novos nomes que o mercado de TI tem nos apresentado: UX Design, UI, Desenvolvedor Full Stack, Front-End, Back-End, DevOps, DPO e muitos outros. Cada qual com uma especialização.
Mas, muito mais desafiador do que os próprios nomes das funções é encontrar profissionais com competências técnicas e comportamentais para assumirem os desafios da sua empresa.
Hoje, não basta “saber programar” ou “montar um site”; o profissional de TI precisa entender o que o usuário quer quando faz uma busca, como as pessoas pensam e se comportam ao pesquisar uma página, como facilitar a interação dos clientes com o seu negócio e por aí vai. É preciso ter visão de negócio.
Fazer a seleção desses profissionais, então, é “O” desafio. Tanto é que vimos nascer uma nova função no próprio RH, a de Tech Recruiter. Tão especializado quanto o próprio profissional de tecnologia, o processo seletivo também precisa ser. Esse é o primeiro passo para atrair os melhores talentos para a sua empresa!
Como contratar Devs
O dinamismo da área de Tecnologia exige que o profissional de seleção seja tão mutável quanto o próprio mercado tech. Isso quer dizer que o processo seletivo não é igual ao de outras vagas. Exige expertise e customização.
O ideal seria que, em sua empresa, você tivesse uma Tech Recruiter, como o próprio Magazine Luiza. A estrutura deles, claro, suporta uma equipe de RH totalmente dedicada à área de TI. Mas, sabemos que a realidade de mais de 90% das empresas do país não é essa.
Por isso, tantos processos seletivos de Devs têm falhado… Ou, pior! O profissional de tecnologia é contratado e fica por 3 ou 4 meses, causando um enorme vácuo na saída, para assumir outro projeto mais desafiador ou, simplesmente, para ganhar mais.
O fato é que contratar profissionais de tecnologia de forma certeira para a vaga é trabalho para especialistas. Mas, vale lembrar que essa precisão aumenta à medida em que você tem, também, processos bem estruturados internamente, como uma descrição de função, plano de carreira, oferta de benefícios flexíveis etc.
Mas, calma. Nem tudo está perdido.
Como superar o desafio na contratação de profissionais de tecnologia
O resultado que todos buscam é a alta performance em curto, médio e longo prazos: agilidade na contratação, baixo índice de turnover e entregas de qualidade.
Assim, com base em um método testado e comprovadamente satisfatório nos resultados e que envolve tecnologia e psicologia organizacional, listamos 5 pontos importantes para superar o desafio na contratação de profissionais de tecnologia.
Modelo comprovado: 5 passos para contratar profissionais de TI
1) Mapeamento completo da posição
Desde a descrição da função, à cultura da empresa e às necessidades do cliente, no seu caso, o cliente interno. É fundamental entender o negócio, as pessoas do ecossistema em que o novo colaborador deverá atuar e construir o modelo ideal para cada processo seletivo.
2) Aplicação de avaliação do candidato com as ferramentas certas
Assim, você obtém velocidade sem perder a qualidade. Incluir recursos como assessment e entrevista comportamental são excelentes para avaliar os candidatos ao cargo.
3) Fit de posição e fit cultural
Para evitar os vieses inconscientes, trabalhe com o que a ciência já provou ser o modelo mais eficaz na seleção e retenção de pessoas: fit de posição e fit cultural.
Devem ser avaliadas as habilidades, os valores, a cultura e a personalidade, para encontrar as pessoas com maior probabilidade de performar no cargo.
4) Alinhamento de expectativas
Alinhar expectativas é peça-chave para o sucesso, tanto com o seu cliente interno quanto com os candidatos. Lembre-se sempre destes pilares: demandas / transparência / respeito / cuidado.
5) Ranking de aderência
Elabore um ranking de aderência dos candidatos à vaga. Entenda, avalie e decida. Nem sempre você encontrará um candidato com 100% de aderência, mas a probabilidade de chegar a esse percentual aumenta com a aplicação dos 4 passos anteriores.
Agora que já te mostramos um passo a passo para contratar eficientemente profissionais de TI, conheça também o que nós podemos oferecer por você em processos seletivos customizados para as suas necessidades.
Inclusive, o modelo apresentado é o mesmo testado e utilizado por nós, aqui na Vislumbre RH. É assim que conseguimos garantir um sistema preditivo completo, com assessments, entrevistas estruturadas e painéis de negócio que integram uma avaliação ampla de soft skills (fit de posição e fit cultural) e de hard skills (competências técnicas).
E tudo isso de forma descomplicada. Conte com a Vislumbre RH para cuidar do processo seletivo dos profissionais de tecnologia para a sua empresa!