O profissional que deseja alavancar a carreira tem olhado cada vez mais para a alta performance, mas, antes de saber como ser um líder de alta performance, é importante ter este conceito bem claro.
O que é a alta performance?
A alta performance pode ser definida como ir além do esperado. Uma pessoa com esse mindset não traz apenas os resultados almejados, ela consegue alcançar mais do que isso.
Antigamente, a alta performance estava mais ligada aos números do que aos fatores humanos. Mas, hoje, não se trata de ter apenas o conhecimento técnico necessário para atuar em determinadas áreas. Isso ocorre porque pois a alta performance está mais relacionada às competências comportamentais do que técnicas.
É importante entender, também, o que não é alta performance.
Muitos profissionais acreditam que ela se trata de fazer muitas horas extras, trabalhar sem descanso e utilizar a maior quantidade de recursos possíveis. Entretanto, tudo isso é mito e, inclusive, pode direcionar o profissional para uma baixa performance.
Mas, então, como isso é possível?
Para conquistar a alta performance, mudanças no comportamento e mentalidade são fundamentais. Sendo assim, os profissionais de alta performance têm as seguintes características:
- Flexibilidade e capacidade de se adaptar às mudanças;
- Facilidade de aprendizado e busca constante por aprimoramento;
- Capacidade de se autoavaliar, saber se planejar e gerenciar bem seu tempo (autogestão);
- Inteligência emocional e autocontrole;
- Sabe dizer não quando é necessário;
- Saber ouvir, e quando falar, fazê-lo de forma objetiva;
- Empatia;
- Foco;
- Motivação, engajamento e pensamento positivo;
- Busca por referências e mentores;
- Cria metas claras e possíveis, porém ousadas e progressivas;
- Reconhecer as falhas, e aprender com elas;
- Não procrastina.
Porque a alta performance é um tema tão explorado hoje?
O profissional que deseja se destacar no mercado de trabalho precisa ter novos diferenciais. Ou então, ele não conseguirá alcançar resultados em uma era tão complexa como a atual. Além disso, muitas das características que as empresas estão buscando podem ser encontradas nos profissionais de alta performance.
Atualmente o mercado acredita que focar nos profissionais é o mais importante. Sendo assim, os bons resultados são consequência desse processo. Por isso, a alta performance é um conceito que não fica preso à carreira, mas também é relacionado à vida pessoal.
A maioria dos profissionais que adota essa postura na vida pessoal consegue ter maior qualidade de vida e satisfação e, essa mentalidade ajuda as pessoas a conquistarem também os seus objetivos pessoais.
Como a alta performance se aplica aos liderados?
Várias das competências comportamentais dos líderes de alta performance fazem parte das habilidades que um bom líder deve ter, pois ele deve saber ouvir a sua equipe e ter empatia com cada colaborador. Além disso, deve dar feedback constante, e solicitá-lo ao time.
Como responsável por uma equipe, o líder deve incentivar os profissionais a se aprimorarem constantemente e se colocar como uma referência para eles. Também é seu papel incentivar a cooperação entre os membros do time e desenvolver nos colaboradores características da alta performance, no dia a dia de trabalho ou através de programas de treinamento.
Como começar a ter alta performance?
Primeiro, procure se autoavaliar e entender quais dessas características você já tem. Depois, peça um feedback aos seus colegas de trabalho, líderes e liderados.
O primeiro passo é enxergar a situação atual para depois traçar um plano de mudança comportamental e, por fim, conquistar os resultados esperados.
O que você achou deste artigo? O conceito de alta performance ficou mais claro para você? Aguardamos a sua opinião!
Vislumbre Edtech