Vislumbre EdTech - Logo Branco

Sete perguntas sobre a avaliação 360 graus

A avaliação 360 graus também é conhecida como feedback 360 e é uma das diversas ferramentas de avaliação de desempenho em que o profissional é analisado por seus superiores, pares, subordinados, clientes, fornecedores e outros envolvidos em seu círculo de trabalho, além de realizar uma autoavaliação.

As diferentes “origens” de informação ajudam o profissional a ter uma visão mais efetiva e menos enviesada sobre o próprio desempenho, o que pode ser de grande valia para seu aprimoramento pessoal e profissional.

Esse tipo de avaliação vem ganhando destaque no mercado e, por isso, preparamos sete perguntas sobre ela respondidas por Priscila Prado, CEO da Vislumbre RH. Continue a leitura e saiba mais!

1. Como é feita a avaliação 360 graus?

Após a aplicação das avaliações com todos os envolvidos, os resultados são compilados, estruturados e, com base neles, é dado um feedback geral para o profissional, com o objetivo de identificar seus pontos fortes, além de oportunidades de melhoria.

Em seguida, elabora-se um plano de desenvolvimento individual, com metas específicas para aumento de performance.

Este processo é muito eficaz, pois proporciona para o avaliado uma visão clara de como está sendo percebido no seu círculo de atuação, e o que pode ser feito para atuar sobre os pontos a serem melhorados.

2. Qual é a importância do feedback 360 nas empresas?

Esse tipo de avaliação é muito eficiente, pois proporciona visões de diferentes ângulos ao desempenho do profissional. Assim, ele pode perceber de forma clara e específica as competências que precisa desenvolver para obter êxito no papel que desempenha.

A avaliação 360 graus ainda viabiliza uma análise das estratégias utilizadas e de como a dinâmica comportamental daquele indivíduo contribui ou impede o alcance dos resultados esperados.

Sendo assim, a ferramenta orienta o desempenho, otimizando a performance, através do desenvolvimento e reengenharia das estratégias.

3. Quando usar a avaliação 360 graus?

Para usar esta ferramenta, a empresa precisa ter uma estrutura sólida de recursos humanos, em que todas as competências para os diversos cargos existentes na organização sejam bem definidas e de conhecimento dos colaboradores.

A companhia também precisa adotar o plano de desenvolvimento individual (PDI), e deve usá-lo com os resultados da avaliação em programas de incentivo, progressão de carreira e remuneração variável.

Possuir uma base de dados informatizada também é um fator muito importante para viabilizar o processo e garantir o sigilo das informações.

4. Quais os resultados da prática da avaliação 360?

A avaliação 360 graus possibilita uma visão da performance do avaliado sob diversos ângulos, gera aumento de desempenho, ampliação da autopercepção e os resultados serão percebidos de acordo com o planejado no PDI. 

É usual contratar-se um coach ou construir um programa de treinamento para acompanhar a execução do plano de desenvolvimento individual. Neste caso, os resultados aparecerão no dia a dia.

5. Por quais motivos a maioria das empresas ainda não trabalham com esse tipo de avaliação?

Esta ferramenta apresenta um alto grau de subjetividade, ou seja, as pessoas envolvidas têm diferentes níveis de relacionamento com o avaliado, e isto pode comprometer a confiabilidade dos dados.

Outro ponto é que nem todos os avaliadores levarão em conta os aspectos profissionais em detrimento dos pessoais.

Além disso, manter a confidencialidade das informações é sempre um desafio em um processo tão complexo e demorado, que envolve inúmeras pessoas.

6. Que tipo de empresa não deve fazer uso do feedback graus?

Esse tipo de avaliação não deve ser utilizado por empresas que não tenham as competências de cada cargo bem definidas, que não tenham infraestrutura adequada para manter o sigilo dos dados ou, ainda por organizações que não estão prontas para administrar os resultados de maneira eficiente.

O tamanho da empresa não influencia na aplicação dessa ferramenta, então grandes ou pequenas empresas podem utilizá-la, desde que atendam aos requisitos citados acima.

7. Quais são os riscos da avaliação 360 graus e quais cuidados devem ser tomados em sua aplicação?

O primeiro e mais importante é o sigilo das informações, que não pode ser colocado em risco, pois prejudica a credibilidade dos dados e cria situações de conflito, gerando no avaliado a sensação de exposição.

Outro cuidado importante é não banalizar a ferramenta, deixando-a desconexa dos outros recursos de gestão de pessoas, como programas de mapa de carreira, remuneração variável, etc.

Você ainda tem alguma dúvida sobre a avaliação 360 graus? Mande para nós, pois teremos o maior prazer em responder!

Você pode usar a caixa de comentários abaixo ou se preferir, mandar uma mensagem para nós através da página de contato.

Priscila Prado
CEO – Vislumbre RH

Descomplique e evolua sua Universidade Corporativa!

Entre em contato conosco agora mesmo!

A Vislumbre é uma consultoria inovadora em atração, formação e desenvolvimento de líderes.

Atendemos com excelência, gentileza, prontidão e metodologia exclusiva. A isso damos o nome de descomplicado.

Contato

Informativo

Inscreva-se em nossa lista VIP e receba nossos boletins informativos, com as últimas novidades sobre recursos humanos e liderança.

Desenvolvido por Digitalis Marketing. 2023

Entre em contato agora!

Solicitação enviada!
Em breve entraremos em contato.